NÃO DESPERDICE SUA BÍBLIA

Já pensou porque você lê a Bíblia? Se precisa ler ela, ou o que você ganha lendo a Bíblia?

Faço este questionamento pensando no moderno recurso que carregamos em nosso bolso: o celular. Este aparelho que sob pressão da moda altera de tamanho e modelo com uma velocidade extraordinária, além da possibilidade de instalar um silhão de aplicativos interessantes. Dentre eles o aplicativo da Bíblia.

Antes, vamos dialogar sobre a história da Bíblia. Segundo a Sociedade Bíblia do Brasil, muitos séculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo de Israel faziam registro de sua história, anotando as mensagens e revelações de Deus para Israel. Por ter importância para o povo de Israel foram copiados e passados de geração em geração. Com o passar do tempo, estes registros foram organizados em três grupos de livros, conhecidos em hebraico como Torah, que traduzido significa Lei, reunindo os cinco primeiros livros da Bíblia; Neviim que traduzido diz Profetas, que são os profetas anteriores e posteriores e os Doze Profetas Menores; e por último Ketubim, que traduzido diz Escritos, que reúne os demais livros como Salmos, Provérbios, Jó, Eclesiastes, Esdras, Neemias, Daniel e os livros das Crônicas. A partir das iniciais destas divisões, conhecida como TaNaK, os judeus chamam desta forma a Bíblia.

Durante muito tempo na história da igreja católica os fiéis não tiveram acesso à Bíblia impressa para ler, apenas as autoridades eclesiásticas eram permitidas. Alguns personagens históricos se esforçaram para que a Bíblia fosse traduzida para vários idiomas, a fim de que todos pudessem ler as sagradas escrituras. Muitos destes corajosos foram mortos, mas, alguns conseguiram, Graças a Deus. Digo isto para enfatizar que é um privilégio poder ter em nossas mãos, por um valor em dinheiro considerável, um exemplar da Bíblia Sagrada, e partir de nossas leituras conhecer mais sobre a história do povo de Deus, a fundação do mundo, a onipotência de Deus, as revelações para o tempo presente, as promessas de Deus para a sua igreja.

Aparentemente, a Bíblia mesmo que transposta para uma facilidade de uso que é o aplicativo no celular, não parece receber crédito, sem acessos frequentes, a menos que estejamos em um culto, diante da citação do ministrante no púlpito, procuramos o recurso no celular para ler a escritura.

Confesso que esta utilidade é uma rica oportunidade para os que não tem acesso ao exemplar impresso em algum lugar do mundo, ou até mesmo o fácil manuseio para carregar a Bíblia para onde quer que vamos.

Faço esta breve descrição para meditarmos na seguinte inquietação: estamos de fato procurando conhecer mais de Deus na Bíblia Sagrada? Digo independente do recurso que se utiliza, seja impresso ou virtual, realmente estamos dando crédito a estes escritos tão importantes para nós? Ou estamos nos refugiando no sentido de que não temos tempo para ler a palavra de Deus, estamos ocupados demais com nossos afazeres, nosso trabalho consome todo o tempo disponível, e desta forma, tudo o que é relacionado ao Senhor Deus ocupa o segundo plano em nossas vidas?!

Ter o fácil acesso à Bíblia é uma conquista histórica, que precisa ser reconsiderada, visto que muitos cristãos não podem ao menos professar sua fé publicamente, sem correr o risco de perder suas vidas. Acredito que devemos reconsiderar nossas prioridades diárias, e incluir em nossa lista de coisas importantes a fazer a leitura diária da palavra de Deus.

Veja Também:
Os 10 países onde há mais perseguição aos cristãos;

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei... (Oseias 4.6 - ARA).

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido (Josué 1.8 - ARA).

Últimos posts por Valdeir Junior (exibir todos)