O DIABO tenta mais na semana da Ceia? Não fui a Ceia preciso pedir perdão?

Estava em um culto e o dirigente, enquanto anuncia os avisos, lembra aos irmão que no próximo final de semana acontecerá a Ceia do Senhor. E dá um alerta dizendo para que tomem mais cuidado pois essa “é semana da Ceia e Satanás não quer que você participe da ceia”.

Isso me levou a uma reflexão de um assunto que tornou uma superstição crendiciosa no meio cristão: QUE NA SEMANA DA CEIA SATANÁS “ATENTA” MAIS. Qual a razão da explicação desse pensamento? A resposta está na tradição do entendimento de que a Ceia é algo Santo, isto é, a Santa Ceia do Senhor. Vamos a explicação, esse Santo não tem relação como algo especial, mas com a doutrina sacramentalista do catolicismo, que tem a Ceia como um Sacramento, isto é, que concede graça, assim como o batismo, a missa, a unção com óleo entre outros.

Muitos cristãos ainda acham e crê piamente, que o pão é, literalmente, o corpo de Cristo e o vinho é o sangue dele. A Prova disso é o que fazem com o resto do pão que sobra, uns esfarelam no rio, outros enterram com receio de estarem desprezando o corpo de Cristo. Isso é justamente a doutrina da transubstanciação, em que aquele pão feito de farinha de trigo e fermento e o vinho vindo da uva, quando orado se torna o corpo de Cristo, literalmente. E como é o “corpo de Cristo” não pode ser jogado no lixo. Na instituição da primeira ceia, Jesus estava presente vivo quando afirmou que o pão era seu corpo e o vinho o seu sangue, FIGURADAMENTE!

 

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5:8

anda em derredor, ”somente na semana da ceia”? O povo peca por falta de conhecimento da Palavra e às vezes por omissão de líderes que também acreditam também assim, que na semana da Ceia o chefe dos demônios escala um número maior de seus súditos para uma força tarefa na terra entre os cristãos.

Eu estive pensando, que essa seria a solução para o pecado e o mundanismo que perpetra entre os “cristãos”. É SOMENTE REALIZAR A CEIA TODO DOMINGO, assim todo mundo vigiava e as pessoas cristãs não pecariam nunca mais, pois a vigilância estaria sempre constante.

PECO POR NÃO PARTICIPAR DA CEIA? O raciocínio é o mesmo, a Ceia não salva ninguém! Jesus é o único e SUFICIENTE Salvador. Posso participar da Ceia uma vez na vida, como nunca ter participado, e.g ladrão na cruz, e ser salvo. O objetivo da Ceia não é salvação, mas LEMBRANÇA, de um ato feito por alguém em prol dos pecadores, somente isto, não existe nada de sacramental no ato. O que deve ser feito é a reverência do ato, pois não é um café da manhã no qual participamos em nossa casa, existe um cunho religioso e sagrado no culto oferecido a Deus, como em todos os outros cultos, no entanto esse da Ceia tem um objetivo especial.

É por isso que não se pode fazer nenhuma outra programação no culto da Ceia, tais como reunião administrativas, culto de membros e outros assuntos. TEM QUE SER ESPECÍFICO um culto memorial ao Sacrifício de Cristo na Cruz, sendo que os cânticos, mensagens, leitura bíblica deve circundar em torno deste assunto. Caso contrário perde o seu significado Outra pergunta é: quantas vezes posso participar da Ceia ? o texto abaixo responde. Se eu celebrar a Ceia dez vezes em um dia participarei da dez vezes mesma.

“Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11.25,26 (grifo meu).

Por Roni Evangelista

Roni Evangelista

Roni Evangelista

Um dos Coordenadores da UMADERM
Licenciatura em Teologia pela FAETEL (RJ)
Bacharel em Teologia - FEST/FAERPI - PI
Mestrado e Doutorado em Teologia Evangélica - SETEB (RN)
Roni Evangelista

Roni Evangelista

Um dos Coordenadores da UMADERM Licenciatura em Teologia pela FAETEL (RJ) Bacharel em Teologia - FEST/FAERPI - PI Mestrado e Doutorado em Teologia Evangélica - SETEB (RN)

2 comentários em “O DIABO tenta mais na semana da Ceia? Não fui a Ceia preciso pedir perdão?

Leave a Reply